sábado, 6 de agosto de 2011

A 1ª EDIÇÃO DO CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA



A ONG CRIAS DO FUTURO EM PARCERIA COM A CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS - CUFA
APRESENTA A 1ª EDIÇÃO DO CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA

A 1ª edição do Cine Periferia Pai D’égua já está com as inscrições abertas para receber obras audiovisuais independentes nos formatos de vídeo-minuto, curta, média e longa-metragem. Os selecionados farão parte da mostra de cinema idealizada pela ONG Crias do Futuro, em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA. O objetivo é incentivar e fomentar a cultura de periferia, por meio da produção de filmes assinadas por jovens moradores de comunidades periféricas da capital paraense e nacional. Selecionado em 2010 pelo Programa Oi de Patrocínios Incentivados, o projeto vai oferecer ainda oficinas e palestras para os jovens interessados em produzir suas obras. As inscrições estão abertas até o dia 07 de agosto de 2011.
O Cine Periferia Pai D’égua acontecerá de 06 a 11 de setembro, no Cine Olympia, em Belém. Os filmes selecionados concorrerão a troféus nas categorias de melhor direção, roteiro, vídeo minuto, curta, média e longa-metragem de ficção ou documentário. É uma proposta inédita e singular na difusão e fomento de filmes produzidos nas periferias brasileiras, contribuindo para a formação de platéia e democratização do acesso da população aos filmes considerados alternativos e independentes. “Mais do que uma mostra, o Cine Periferia Pai D’égua é um espaço exibidor que acompanha e registra a atual evolução da linguagem cinematográfica vinda da periferia”, conta Aline Machado, coordenadora do projeto.

As obras inscritas deverão obedecer certas regras, estabelecidas no regulamento, como não conter conteúdos com apologia ou incitação ao uso de drogas de qualquer espécie, ao racismo, a homofobia, a violência sexual ou qualquer outra forma de violência e\ou qualquer tipo de discriminação. As produções também devem cumprir o objetivo do evento: exibir filmes vindos da periferia, de forma a retratá-la. Mais informações sobre o regulamento e inscrições no endereço eletrônicohttp://cineperiferiapaidegua.blogspot.com ou pelos e-mailscineperiferiapaidegua@yahoo.com.br ecintialuna.cufa.pa@gmail.com.
Após o evento, os filmes selecionados para a mostra percorrerão espaços alternativos de exibição por toda a região metropolitana de Belém, na ação denominada Cine Periferia Itinerante.

O Crias do Futuro e a Central Única das Favelas do Pará - CUFA PA nasceram no ano de 2008 na cidade de Belém, trazendo como missão desenvolver projetos, que contribuam para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de comunidades periféricas em situação de risco social. Promover, incentivar e fomentar ações culturais, sociais, educacionais, esportivas e de promoção da cidadania, são ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano.

Este projeto conta com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e com o apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

Sobre o Crias do Futuro
A organização desenvolve vários projetos culturais entre eles o Hip Hop, um movimento artístico cultural, político e social que aproxima os jovens alijados de todos os mecanismos de emancipação, indicando formas criativas e alternativas de superar a segregação. E com mais amplitude, envolve e informa a sociedade sobre a relevância de todo o processo destas ações. Também são utilizadas outras formas de linguagens, ampliando e atingindo outras expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. Em parceria com o governo federal, a Oi já leva banda larga a mais de 47 mil escolas públicas na sua área de atuação, beneficiando milhões de estudantes. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.







CATEGORIAS




PREMIAÇÃO DOS GANHADORES DO
FESTIVAL CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA
.

I. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para a melhor direção;
II. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor roteiro;
III. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor vídeo minuto ficção ou documentário;
IV. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor curta-metragem ficção ou documentário;
V. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para melhor média-metragem ficção ou documentário;
VI. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor longa-metragem ficção ou documentário;


CATEGORIAS DOS VÍDEOS

Vídeo minuto – de 1 a 5 minutos
Curta – de 5 a 15 minutos.
Médio – de 15 a 59 minutos.
Longa – Acima de 60 minutos.



Maiores informações:
Local: Belém - PA, Brasil

EDITAL DO CINE PERIFERIA PAI D' ÉGUA



EDITAL

Cine Periferia Pai D’égua 2011



Artigo 1º

DO FESTIVAL

O Cine Periferia Pai D’égua 2011 é um festival produzido pelo Crias do Futuro e Central Única das Favelas do Pará (CUFA/PA) e dedicado às obras audiovisuais produzidas nas periferias urbanas nacionais e internacionais, que tem como proposta o incentivo a busca de meios para produção de audiovisual com recursos próprios concebidos com criatividade a partir do olhar de quem reside nas periferias das cidades uma nova ordem cultural artística que faça com que seus realizadores reconheçam-se como representantes do surgimento de um novo movimento estético, social e político.

A primeira edição do Cine Periferia Pai D’égua 2011 acontecerá de 06 a 11 de setembro de 2011, no Cine Olímpia, Belém - Pará.


Artigo 2º

Para fazer parte do Cine Periferia Pai D’égua 2011 é necessário: estar de acordo com regras e regulamentações a seguir, preencher corretamente o formulário de inscrição, encaminhado via e-mail, bem como a autorização de liberação para exibição do filme inscrito assinada, munida de uma cópia do documento de Identidade, sendo este um atestado de que o autor/produtor da obra inscrita entende e aceita o regulamento e entregue no local indicado neste edital.

Artigo 3º

Podem participar do Cine Periferia Pai D’égua 2011 obras em todos os formatos (vídeo minuto, curta, médio e longa metragem), durações e gêneros, ressaltando a importância de que tais produções cumpram o objetivo final do festival: exibir filmes vindos da periferia, de forma a retratá-la. Ao inscrever sua obra o produtor estará se responsabilizando legalmente pela veracidade das informações, assim como por seus direitos autorais, de titularidade e de liberação para exibição pública. Uma vez selecionado o filme não pode ser retirado do festival ao longo de sua duração.
Parágrafo primeiro – A definição das categorias dos vídeos de que trata este artigo, ficam assim definidas
Vídeo minuto – de 1 a 5 minutos
Curta – de 5 a 10 minutos
Médio – de 10 a 30 minutos
Longa, acima de 1 hora
Parágrafo segundo – as variáveis de encaixe das peças concorrentes as categorias serão definidas pela curadoria.

Parágrafo terceiro - o artigo terceiro não se aplica, no caso da veracidade das informações quando o conteúdo da obra for de caráter fictício.


Artigo 4º

As inscrições serão gratuitas. A ficha de inscrição deve ser preenchida com os dados que serão publicados no catálogo do evento, caso o filme seja selecionado. Após a inscrição, o realizador deve remeter uma (1) cópia do filme em: DVD, com o trabalho inscrito, para a produção do Cine Periferia Pai D’égua 2011.
Artigo 5º
Os responsáveis pelos filmes selecionados terão que enviar à organização do Festival foto (mínimo de duas), do realizado ou realizadores para divulgação, em papel 10x15cm ou em arquivo digital, formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi (os arquivos com as fotos deverão ser enviados em CD).
Artigo 6º
Os filmes devem estar identificados com o nome completo da obra e passarão a fazer parte do acervo do Crias do Futuro. Cada realizador poderá inscrever mais de um filme, em caso de inscrição de mais de um trabalho, os filmes deverão estar em DVD independente, especificando cada obra.
Artigo 7º

As inscrições das obras a serem selecionadas para o festival devem acontecer até o dia 20 de Julho de 2011. A partir desta data será dado um prazo de 5 (cinco) dias úteis para que a cópia do filme seja recebida. Qualquer contratempo no envio deve ser comunicado à organização do festival.

Artigo 8º
Cópias de exibição em DVD não serão devolvidas, serão incorporarão no acervo do festival. (contemplado no artigo 6)
Artigo 9º
Fica por conta da Curadoria do festival decidir se os filmes inscritos correspondem aos critérios de participação, assim como será de responsabilidade de qualquer um dos membros desta Curadoria decidir sobre pontos que por ventura não tenham sido mencionados neste edital.

Artigo 10º
Após a inscrição via e-mail, o filme deve ser encaminhado, com copia da inscrição impressa, bem como a autorização de imagem, para a produção doCine Periferia Pai D’égua 2011, no seguinte endereço: Av. Almirante Barroso, 4801, Bloco Hércules, ap.102, CEP: 66645-250 Castanheira.
A ficha de inscrição apenas deverá ser preenchida em caso de concordância com este regulamento.

Artigo 11º

A lista com os nomes dos filmes selecionados para o Cine Periferia Pai D’égua 2011 estará disponível no BLOG oficial do eventowww.cineperiferiapaidegua.blogspot.com a partir de 10 DE AGOSTO 2011. Os responsáveis por cada obra também serão comunicados

Nenhum comentário:

Postar um comentário